IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional reuniu mais de 600 profissionais da área jurídica - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Encerrada a programação do IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de agosto. O evento, inédito no Brasil, foi organizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) em parceria com a Associação Brasileira de Justiça Constitucional. Durante os três dias de congresso, divididos em 10 eixos temáticos, foram abordados temas sobre Justiça Constitucional e os direitos fundamentais da terceira dimensão. O evento reuniu mais de 600 profissionais do segmento jurídico, entre palestrantes, conferencistas e acadêmicos.

O último dia de evento contou com grandes nomes como palestrantes, entre eles Luiz Guilherme Marinoni, Daniel Mitidiero e o presidente da Associação Mundial de Justiça Constitucional, Dr. Eduardo Andrés Velandia Canosa.

Durante a cerimônia de encerramento, o coordenador do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Direito da FMP, Dr. Anizio Pires Gavião, destacou a alegria de presenciar a realização deste evento. “Um evento excelente pela sua dimensão. A presença de professores da América Latina enriqueceu o congresso de uma forma muito expressiva.”

O diretor da Faculdade de Direito da FMP, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, aproveitou a oportunidade para expressar a sua honra em fazer parte deste momento. “A realização deste congresso é motivo de muita alegria institucional e moral. Foi a oportunidade de dialogarmos, divergirmos e convergirmos ideias, além de aprofundarmos os temas e debates, com o objetivo de encontrarmos muitas respostas para o futuro. Foi um evento magnífico, que seremos eternamente gratos por termos tido a oportunidade de sediarmos na cidade de Porto Alegre”, ressalta.

Após os painéis realizados no último dia de congresso, 30, a cerimônia foi encerrada com a entrega dos prêmios da I Mostra Internacional de Pesquisas Científicas da Associação Mundial de Justiça Constitucional.

Entre os vencedores estão os acadêmicos:

I Sessão de Apresentação: 1º lugar Guilherme Santos de Oliveira; 2º lugar Priscila Zilles de Almeida e Evelyn Silva de Souza; 3º lugar Taiany Radde Schmitt.
II Sessão de Apresentação: 1º lugar Elisa Maffassiolli Hartwig e Geórgia Helena M. Valiati; 2º lugar Arthur Künzel Salomão; 3º lugar Fernanda Rosa Coelho.

O coordenador do curso de graduação em Direito da FMP, Dr. Luis Augusto Stumpf Luz, deixou registrada a sua alegria em participar do congresso, pela grandiosidade e magnitude. Além disso, destacou a admiração pelas pesquisas desenvolvidas. “Nós tivemos pesquisas de muita qualidade. Destaco, em nome da FMP, a nossa alegria por sabermos que teremos um futuro melhor pela qualidade das pesquisas e das informações”, finaliza.

Confira as fotos do evento no nosso Flickr.