Selo OAB Recomenda

CÓDIGO DE ÉTICA

Art. 1º. Respeite e valorize as diferenças, seja solidário e colaborativo.

Art. 2º. Assuma as responsabilidades pelos seus atos em todos os níveis e quaisquer situações. 

Art. 3º. Aceite sugestões e críticas em relação a sua conduta e desempenho acadêmico e pessoal.   

Art. 4º. Responsabilize-se pela guarda, conservação e bom uso de todo e qualquer material ou equipamento da instituição. 

Art. 5º. Trate todos – professores, funcionários, colegas de aula, demais alunos da Faculdade e convidados com respeito, cordialidade, reconhecimento e gentileza. 

Art. 6º. Mantenha em sala de aula e demais ambientes da instituição uma conduta respeitosa para com os professores, funcionários e colegas.

Art. 7º.  Combata a discriminação e os preconceitos, assim como a prática do bullying.

Art. 8º.  Valorize o tempo de permanência na Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público, em seus espaços específicos, como forma de aperfeiçoamento humano e intelectual.

Art. 9º.  Respeite os horários de início e término das aulas regulares e de qualquer atividade extraclasse. O acadêmico que chegar mais de quinze minutos após o início da aula ou sair 30 minutos mais cedo tem presença parcial nesse período.

Art. 10.  Favoreça a criação de um clima de concentração e de respeito por quem está estudando, em especial na Sala de Estudo.

Art. 11. Solicite ao professor autorização para uso da internet exclusivamente para fins didáticos – acompanhamento ou enriquecimento do tema que está sendo desenvolvido em sala de aula.

Art. 12. Mantenha desligado, durante todo o período da aula, o aparelho celular e outros aparelhos sonoros. 

Art. 13. Esteja atento às explicações dadas pelos professores, evitando conversas desnecessárias e não circulando pela sala,  em respeito a seus colegas e ao professor, que poderão ter dificuldade de concentração, em prejuízo do processo ensino-aprendizagem.

Art. 14. Evite a saída injustificada da sala durante a aula; utilize o intervalo para ir ao banheiro, tomar água, comer, descansar e conversar com os colegas. 

Art. 15. Realize refeições e lanches fora da sala de aula. 

Art. 16. Ouça, mantendo postura silenciosa e atenta, quando o docente ou um colega estiver falando.

Art. 17. Respeite as orientações do professor em aula e nas atividades extraclasse. Se tiver dúvida, pergunte.

Art. 18. Considere inaceitável a entrada e o consumo de bebidas alcoólicas no recinto da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público e inaceitável apresentar-se alcoolizado em quaisquer atividades acadêmicas.

Art. 19. Produza seus trabalhos acadêmicos com base na pesquisa e reflexão própria, citando as fontes consultadas. Cópia literal, ou com mínimas alterações, sem indicação de fonte, é plágio, procedimento inaceitável, assim como a “cola”.

Art. 20. Respeite os direitos autorais, indicando expressa e corretamente as fontes de seus trabalhos, escritos ou orais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).

Art. 21. Entregue os trabalhos nas datas aprazadas e com apresentação adequada.

Art. 22. Frequente a Biblioteca e o Laboratório de Informática. Nesses ambientes, mantenha o silêncio, cuide do patrimônio e respeite os procedimentos, especialmente os prazos de devolução (o que significa consideração com os outros usuários).

Art. 23. Zele pelas áreas internas e externas da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público, colaborando com a limpeza e a conservação dos locais.

Art. 24. Ajude a manter a organização e evite o desperdício.

Art. 25. Habitue-se a usar as expressões obrigado, por favor, com licença, desculpe. 

Art. 26. Cumpra e estimule seus colegas a cumprirem os itens do Código de Ética da Faculdade.

Art. 27. O não atendimento aos itens acima expressos, assegurados o contraditório e a oportunidade de defesa, pode acarretar sanções: advertência, repreensão, suspensão da atividade por até 30 (trinta) dias, desligamento, conforme consta no Regimento da Faculdade.

Rua Cel. Genuino, 421 - 6º, 7º, 8º, 9º, 10º e 12º andares
Porto Alegre - RS - CEP 90010-350
Fone/Fax (51) 3027-6565