Selo OAB Recomenda Selo GPTW Melhores Empresas

Aula Magna do Mestrado conta com a participação da Dra. Alessandra Silveira

Data de Publicação: 16/03/2017

Diante de um auditório lotado, a Dra. Alessandra Aparecida Souza Silveira, professora da Universidade do Minho, em Portugal, ministrou na noite de terça-feira, 14 de março, a Aula Magna do curso de Mestrado da FMP. A palestrante abordou o tema Comunidade Política e Integração Jurídico-constitucional, tendo como foco a atual situação vivida pelos países europeus.

A Dra. Alessandra falou da alegria em ter um auditório lotado disposto a conhecer mais sobre um tema tão atual e relevante. “É sempre uma alegria quando nos deparamos com um auditório tão repleto. Estou grata por estar aqui e ver esse empenho, essa vontade de discutir e de aprender. É uma emoção compartilhar com vocês algumas ideias”, observou. Dentre os tópicos ressaltados pela convidada estavam à comunidade política e a integração jurídico-constitucional Europeia, pós Brexit, e o modelo jurídico da integração europeia e dos seus inimigos. Também foram abordados alguns dos percalços e ameaças a este projeto de integração e seus reflexos.

O evento contou com a participação de professores, alunos do curso de mestrado e da graduação, além de convidados. A Aula Magna foi aberta pelo diretor da Faculdade de Direito da Fundação Escola do Ministério Público, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, que desejou as boas-vindas aos participantes e agradeceu de forma muito especial a Dra. Alessandra por trazer seus conhecimentos e experiências aos docentes e discentes da FMP.

O coordenador do curso de Mestrado da FMP, professor Dr. Anízio Pires Gavião Filho agradeceu a participação de todos e apresentou a palestrante convidada. Destacou que, além de professora, a Dra. Alessandra é titular da Cátedra Jean Monnet, doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, diretora do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) e do curso de Mestrado em Direito da União Europeia (MDUE) ambos da Universidade do Minho e diretora de UNIO, EU Law Journal.