Cinema e Direito analisa o documentário “Central” sobre o Presídio de Porto Alegre - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O filme a ser analisado no mês de outubro pelo projeto de extensão Cinema e Direito será “Central” (2016), um documentário inspirado no livro “Falange Gaúcha”, de Renato Dornelles. Com direção da jornalista Tatiana Sager, a produção propõe uma discussão sobre o domínio das facções no maior presídio do Brasil. O encontro acontece no canal da FMP no YouTube em 06/10, a partir das 18h.

A obra é um dos maiores sucessos de bilheteria entre as produções gaúchas da última década e tem como ponto de partida o Presídio Central de Porto Alegre, onde é traçada uma radiografia da crise no sistema prisional. Estarão presentes na discussão a diretora e produtora executiva do filme, Tatiana Sager e o roteirista e sócio-diretor, Renato Dornelles. 

O longa-metragem teve aclamação da crítica especializada e foi o terceiro documentário mais assistido nos cinemas do Brasil em 2017. Sendo um dos principais diferenciais, ele traz o olhar dos próprios detentos, que capturaram imagens diretamente nas galerias onde cumprem suas penas. 

Para realizar a inscrição no evento, clique aqui. A participação garante 1 hora de atividade complementar na modalidade de extensão. O filme pode ser assistido na íntegra de forma gratuita no YouTube.

Conteúdos relacionados

link whatsapp