FMP leva uma das maiores delegações para o UFRGSMUN

Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro ocorreu a 16ª edição do UFRGSMUN, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Esta edição contou com a participação de 23 acadêmicos do curso de graduação em Direito da FMP, uma das maiores delegações. Os estudantes participaram de uma autêntica simulação das discussões existentes na Organização das Nações Unidas (ONU) em fóruns regionais e nas mais diversas organizações internacionais.

Cada participante tem a chance de, frente a questões de relevância mundial, representar um país e tomar decisões como uma legítima ou um legítimo diplomata. Com uma das maiores delegações, os acadêmicos da FMP puderam participar dos comitês do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Conferência sobre interação e medidas de fortalecimento da confiança na Ásia, Conferência dos Ministros da defesa das Américas, Coalizão Saudita na República do Iêmen, Comitê de desarmamento e segurança internacional, Banco Islâmico de desenvolvimento, Assembleia Geral das Nações Unidas e Conselho de segurança das Nações Unidas, não contando com participantes apenas no comitê internacional de imprensa.

Neste ano o evento buscou ultrapassar as barreiras superficiais e triviais, procurando superar as soluções meramente paliativas, certas de que respostas efetivas só são alcançadas quando pesquisadas em profundidade, com debate, diálogo, conhecimento e senso crítico. O evento visa capacitar seus participantes, promover a igualdade entre eles e contribuir para sua formação pessoal e acadêmica, possibilitando uma intensa troca de conhecimentos, experiências e memórias para quem constrói e participa de eventos.

O acadêmico Diego Vieira Lima, do 6º semestre, participou pela primeira vez do evento e comenta ter sido uma experiência única. “De forma acadêmica, foi uma experiência única, indico para todos que gostariam de trabalhar sua oratória, assim como argumentação e produção acadêmica como um todo. Para além disso, conhecer  pessoas incríveis ao longo de todos os dias, algo que nunca havia experimentado da mesma forma em nenhum outro evento”, finaliza.