Grupos de pesquisa da FMP e Universidad Autónoma de Chiapas apresentam estudos sobre Processo, Direitos Humanos e Constituição - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Ontem (16/08) houve o encontro dos grupos de pesquisa Processo e Constituição (FMP) e Derecho Procesal Convencional de los Derechos Humanos (Centro de Estudios para la Construcción de Ciudadania y la Seguridad da Universidad Autónoma de Chiapas). A transmissão foi realizada pelo canal da FMP no YouTube e contou com a coordenação do Prof. Dr. Handel Martins Dias e Prof. Dr. Alfonso Jaime Martinez Lazcano.

Entre os trabalhos apresentados, estava “A reparação integral diante do impacto da desinformação sobre a saúde durante a pandemia no Brasil”, da nossa aluna Lídia Caroline Ritter Pinto. “O direito de acesso à informação garante o pleno exercício do direito de procurar, receber e transmitir informações e ideias de todo o tipo, sendo um pilar fundamental da democracia. No contexto de emergência sanitária do Covid-19, o direito à informação deve ser respeitado mesmo em situações de certas categorias de informação, sobre as quais existe o interesse publico interativo ou sobre as quais existe uma forte presunção a favor da divulgação”, comentou durante o evento.

A aluna Elena de Los Ángeles Garcia Velazquez, da Universidad Autónoma de Chiapas, apresentou o trabalho “Violación de los derechos de los niños, niñas y adolescentes” e ressaltou as diferenças culturais em relação à infância. “A maneira de ver e compreender as crianças varia consideravelmente em diferentes partes do mundo. Cada época e cada sociedade tem sua visão das crianças de acordo com suas necessidades”, explicou.

As mesas de conversa contaram ainda com Eder Roger Mijangos Morales, Eduardo Gonçalves Spitaliere, Fernando Felipe Méndez Herrera, Frida Sugey Velázquez Natarén, Gabriela Medeiros Araujo, Gustavo Ledur, Héctor Lara Molina, Laura Vogado Lima, Mariah Ana de Almeida Müller e Violeta Menchaca Marin. O encontro teve apoio do Colegio de Abogados Procesalistas Latinoamericanos (CAPL) e da Asociación Mundial de Justicia Constitucional (AMJC). Assista na íntegra:

Conteúdos relacionados

link whatsapp