Selo OAB Recomenda Selo GPTW Melhores Empresas

DIREITO ADMINISTRATIVO E GESTÃO PÚBLICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

A Administração Pública está presente no cotidiano da população por meio de serviços básicos e execução de políticas públicas específicas, necessitando uma maior qualificação do profissional dessa área, um dos princípios básicos da Administração Pública na Constituição Federal, de forma que possibilite sua atuação de acordo com as mais modernas técnicas jurídicas disponíveis, que permitam um atendimento mais eficiente à população.

Essa eficiência administrativa coloca-se como uma das mais importantes conquistas do cidadão e para ser efetiva deve ser consolidada diretamente no gestor da atividade pública, ou seja, o servidor público.

Pensando nisso, a Fundação Escola Superior do Ministério Público traz nesse curso a possibilidade de aprimorar os conhecimentos na área de Gestão Pública, vinculados ao Direito Administrativo, a partir de uma didática multidisciplinar, não limitado às carreiras jurídicas, buscando combinar estratégia no que se refere ao conjunto de normas jurídicas de natureza pública, as funções e organizações de poderes do Estado e dos seus servidores.

OBJETIVOS

* Dominar os conhecimentos técnicos, legais, jurisprudências e doutrinário de matérias relevantes ao desenvolvimento de atividades vinculadas aos temas do Direito Administrativo.

* Conhecer desenvolvimentos mais recentes da Administração e Gestão Pública.

* Buscar orientação humanista e ética, decorrentes do paradigma do Estado Democrático e Constitucional de Direito.

* Garantir um espaço de debate aberto, em que diversas correntes axiológicas possam se manifestar.

* Proporcionar atividades que os capacitem e os estimulem nos desafios da Gestão Pública.

* Formar um profissional qualificado e responsável para desenvolver as atividades correspondentes às exigências de uma sociedade mais humana e justa.

DURAÇÃO DO CURSO

∇ 18 meses.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS - ENCONTROS SEMANAIS

-  Sextas-feiras, das 18h30min  às 22h30min, e sábados, das 8h às 12h.

CARGA HORÁRIA TOTAL

-  390 horas-aula (360h/a presenciais + 30h/a para elaboração do trabalho de conclusão de curso).

PÚBLICO-ALVO

Bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), e demais profissionais das áreas afins ao Direito Administrativo e Gestão Pública.

COORDENADOR GERAL

GUILHERME TANGER JARDIM

Mestre em Direto pela PUC/RS e Doutor em Direito pela Università Degli Studi Roma TRE (Itália) - Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da FMP/RS

COORDENADOR

YURI SCHNEIDER

Doutor (2013) e Mestre(2006) em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Instituição na qual, também graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais (2000). É Professor do Programa de Pós Graduação (Mestrado) da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC e da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - FMP/RS

DIFERENCIAIS

∇ Corpo docente qualificado, com profissionais expoentes em suas áreas de atuação.

∇ Realizado pela Instituição que mais cresce academicamente na Região Sul do País e fidedigna por sua história de ensino e capacitação.

∇ Horários condizentes com a atuação dos profissionais que realizam o curso.

∇ Localização privilegiada na capital gaúcha.

DISCIPLINAS

•            Constituição e princípios fundamentais da administração pública

•             Controle da administração pública e responsabilidade do gestor e administração pública direta e indireta e terceiro setor

•             Serviços públicos e contratos administrativos

•             Administração pública e direito urbanístico

•             Patrimônio público e recursos humanos

•             Processos e procedimentos administrativos

•             Planejamento e gestão estratégica e gestão de projetos

•             Atividade financeira do estado tributação e orçamento

•             Administração pública e meio ambiente

•             Gestão de pessoas

•             Gestão de políticas públicas

•             Organização administrativa e entidades paraestatais

•             Teoria geral dos atos administrativos

•             Agentes e servidores públicos

•             Estudos contemporâneos acerca dos poderes administrativos.

•             Estudos avançados de licitações

•             Metodologia da pesquisa jurídica