A posse do promotor de Justiça Dr. Luciano de Faria Brasil como presidente da FMP, realizada nesta segunda-feira (17/11), no Memorial do Ministério Público, marca um momento simbólico para a FMP: o início de uma nova era de expansão, diálogo e fortalecimento institucional. Eleito por aclamação para presidir a Fundação no triênio 2025-2028, Luciano assume o compromisso de honrar e ampliar o legado construído ao longo de mais de quatro décadas. A escolha unânime do Conselho Deliberativo evidencia a confiança na liderança capaz de conduzir a Instituição a patamares ainda mais elevados. Ao seu lado, integram a nova diretoria o vice-presidente Dr. Mauro Henrique Renner, o representante do Corpo Docente Dr. Alexandre Lipp João e a Secretária-Geral Dra. Josiane Superti Brasil Camejo.
A solenidade, que lotou o icônico Palacinho, refletiu o espírito de união e convergência em torno de um projeto acadêmico robusto e transformador. Além do presidente empossado, estiveram na mesa o Procurador-geral de Justiça, Dr. Alexandre Sikinowski Saltz, a representante da presidência da Assembleia Legislativa do RS Deputada Delegada Nadine, o Corregedor-geral do Ministério Público, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, ex-presidente da FMP; o Procurador-geral do município, Dr. Jhonny Prado, representando o Prefeito Municipal de Porto Alegre e o Presidente da Associação do Ministério Público Dr. Fernando Andrade Alves.
A recondução de Dr. Luciano simboliza muito mais que a continuidade de uma gestão: representa a reafirmação de um caminho voltado à inovação acadêmica, à valorização da carreira jurídica e à ampliação do impacto social da Instituição. A nova diretoria assume com a visão de fortalecer a FMP como um farol de excelência, capaz de formar profissionais comprometidos com a Justiça e com o desenvolvimento da sociedade. O novo ciclo prevê ações que aprofundam a integração entre o Ministério Público, a comunidade acadêmica e a sociedade civil.
Em seu discurso, Dr. Luciano agradeceu a confiança renovada, reforçou sua disposição para liderar a FMP em um período de conquistas ainda maiores e expressou sua gratidão à comunidade da Fundação: “Os nossos alunos, o nosso alunado, o nosso corpo discente, são verdadeiramente o nosso maior tesouro. Nós procuramos sempre recrutar os melhores, independente da condição socioeconômica, se há talento, nós vamos buscá-los”.
O Dr. Alexandre Saltz enfatizou a relevância da FMP e da missão do presidente Luciano: ‘’Falar da Escola Superior do Ministério Público pra mim é motivo de grande orgulho e também tem uma dose de sentimentalismo por que a FMP é um orgulho para todo nós, a FMP é um patrimônio do ministério público gaúcho, ainda que seja uma formação de direito privada, mas que leva e orgulha a marca ministério público. Viva a FMP”, finalizou o PGJ.
A posse, permeada por sentimento de propósito e renovação, abre oficialmente um ciclo promissor para a FMP, reconhecida como a melhor faculdade privada de Direito do Rio Grande do Sul e cada vez mais preparada para os desafios do futuro.
A FMP agradece as presenças:
Subprocuradores-gerais de justiça:
Dr. Heriberto Roos Maciel
Dra. Isabel Guarise Barrios
Dr. João Cláudio Pizatto Sidou
Subcorregedora-geral do ministério público, Dra. Sônia Eliana Radin
Chefe de gabinete da PGJ, Dra. Raquel Isotton
Secretário-geral do ministério público, Dr. João Ricardo Santos Tavares
Ouvidor substituto do MP, Dr. Roberto Bandeira Pereira, ex-PGJ
Ex-procuradores gerais:
Des. Marcelo Lemos Dornelles
Dr. Fabiano Dallazen
Dra. Simone Mariano da Rocha
Dr. Sérgio Gilberto Porto
Dr. Paulo Olímpio Gomes de Souza
Ex-presidentes da FMP:
Des. David Medina da Silva
Dr. Mauro Luiz Silva de Souza, diretor da faculdade de direito
Dr. Luiz Fernando Calil de Freitas
Dr. Luiz Inácio Vigil Neto
Dr. Anízio Pires Gavião Filho
Dr. Afonso Armando Konzen
Dr. Miguel Bandeira Pereira
Dr. Paulo Roberto Gomes Freitas
Dr. Octávio Augusto Simon de Souza
Dr. Cesar Roberto Bittencourt
Dr. Adalberto Souza Pasqualotto
Des. Tael Selistre
Des. Wladimir Giacomuzzi
Dr. Luiz Felipe Azevedo Gomes
Vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, Dr. Anderson de Mello Reichow
Diretor da escola Judicial do Tribunal regional do Trabalho da 4ª região, Des. Fabiano Holz Beserra, representando a presidência da corte
Subchefe de Polícia Civil do estado, Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues
Representante da OABRS, Dra. Ana Lucia Kaercher Piccoli
Pró-reitor de pesquisa e Pós-graduação da Univates, Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers
Dirigentes e representantes de instituições:
Daniel Quintana Sperb, CEO da FMP
Jean Dorgan, gerente de mercado da FMP
AJURIS, Dra. Clarissa Costa de Lima
ADPERGS, Dra. Maína Ribeiro Pech
APERGS, Dra. Roselaine Rockenbach
ESA, Dilneia Anziliero Dal Pizzol
ESAPERGS, Adriana Kuhn
Escola Superior de Direito Municipal, Dr. Rafael Ramos
UFRGS, Dr. Bruno Miragem
IBDFAM, Dra. Delma Silveira Ibias
AGERGS, Conselheira Luciana Luso de Carvalho
Sport Clube Internacional, Jorge Oliveira Filho
Grêmio Football Portoalegrense, Presidente Eleito Odorico Roman
IARGS, Sulamita Santos Cabral
Grupo Bandeirantes Lisiane Russo
Procurador-geral do Ministério Público de Contas, Dr. Angelo Gräbin Borghetti
Corregedor do MP de contas, Dr. Geraldo Costa da Camino
Coordenadora do Curso de Graduação em Direito da FMP, Joseane Mariéle Schuck
Presidente do Sicredi MP, Dr. Paulo Natalício Weschenfelder
Representante da associação dos servidores e pensionistas do TRE-RS, Daniela Kiraly
Perfil:
Dr. Luciano de Faria Brasil
Presidente da FMP e Promotor de Justiça no Ministério Público do Rio Grande do Sul
Promotor de Justiça no Ministério Público do Rio Grande do Sul, atuando na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Direito Digital pela FMP. Mestre e Doutor em Filosofia. Aprovado em 1.º lugar no XXXVIII Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul, tomando posse no cargo de Promotor de Justiça em fevereiro/1995. Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Rio Grande do Sul (CEAF/MPRS) entre junho/2015 e junho/2019. Presidente do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) no período 2018/2019. Coordenador da Secretaria dos Órgãos Colegiados do Ministério Público do Rio Grande do Sul entre junho/2019 e junho/2021. Coordenador do Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul entre junho/2019 e julho/2021. Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça de junho/2021 a junho/2023. Vice-Presidente da FMP. Coordenador do Núcleo de Cursos Livres e Certificações da FMP. Integrante do Conselho Científico e Editorial da Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de agosto/2020.
Dr. Mauro Henrique Renner
Vice-Presidente da FMP e Procurador de Justiça no Ministério Público do Rio Grande do Sul
Procurador de Justiça, atua junto a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Foi Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, gestão 2007/2009. Integrou a listra tríplice para Ministro do STJ em 2013. Mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Linha de Pesquisa: Tutelas à Efetivação de Direitos Públicos Incondicionados. Autor da obra: “O Crime Organizado e a Expansão do Direito Penal: condições e possibilidades da repatriação de ativos no Brasil”, publicada pela Editora Lumen Juris. Professor de Direito Penal na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Graduado em Direito pelas Faculdades Unidas de Bagé (1983). Iniciou sua atividade jurídica como Magistrado, atuando nas Comarcas de Três de Maio e Dom Pedrito (1985 a 1988). Ingressou no MP/RS em 1988, onde exerceu suas funções em Restinga Seca, Caxias do Sul e Porto Alegre. Na administração do Ministério Público, exerceu várias funções, entre elas as de Subprocurador-geral de Justiça de 2001 a 2007; Ouvidor-Geral do Ministério Público; Supervisor das Coordenadorias de Promotorias; Coordenador do Centro de Apoio Criminal e Promotor-corregedor. Como Chefe do MP/RS implementou de forma pioneira gestão estratégica no Ministério Público (GEMP 2022). Presidiu o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas – GNCOC em 2004/2005 e integrou o Gabinete de Gestão Integrada de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro.

















