Em sessão Solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, o Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou, na tarde desta terça-feira, nove de dezembro, a solenidade de posse do Dr. Luciano de Faria Brasil como Procurador de Justiça. O evento, no Auditório Marcelo Küfner, foi prestigiado por autoridades membros do MP, do judiciário, além de amigos e familiares. Junto com Brasil foram empossados como Procurador o Dr. Carlos Odone Costa dos Santos, e a Procuradora de Justiça Dra. Denise Casanova Villela, na função de Ouvidora das Mulheres.
A promoção, aprovada pelo Conselho Superior, representa um marco na trajetória do jurista, reconhecido pela dedicação à Instituição e à defesa da sociedade. Em seu discurso, Luciano Brasil homenageou o pai e o avô. “Eu queria lembrar Carlos Roberto Martins Brasil falecido há dois anos. Ele gostaria muito de estar aqui, ele sempre foi um entusiasta do meu percurso no Ministério Público e não deu tempo infelizmente, mas fica aqui a minha homenagem a ele porque era um grande sujeito e sinto falta das nossas conversas sobre história e outros temas do cotidiano… Eu quero também lembrar uma figura que foi muito importante, meu avô materno João de Lyra de Faria, falecido em 2013. Doutor João Lyra de Faria era ingresso do primeiro concurso da carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul realizado nos dias 5 a 7 de março de 1941. Ele era daquela turma daquela geração de 41 que deu quatro gerais, o presidente da associação, deu um presidente tribunal de justiça. Ele foi Procurador de Justiça promovido também por antiguidade como eu, em 8 de setembro de 1964 e permaneceu na Instituição até 1977. Ele era apaixonado pelo Ministério Público e pelas possiblidades de atuação desta Instituição. A eles a minha homenagem muito muito pessoal”, declarou o agora Procurador de Justiça Luciano Brasil.
A ascensão ao cargo de Procurador de Justiça é vista como um reconhecimento à competência e ao compromisso do Dr. Luciano. Sua atuação reforça o papel do Ministério Público na defesa dos direitos e na promoção da educação jurídica, valores que sempre nortearam sua carreira. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, Luciano Brasil é Mestre e Doutor em Filosofia pela PUCRS. Ingressou no MP-RS em 1995, após aprovação em primeiro lugar no XXXVIII Concurso para Promotor de Justiça. Desde então, atuou em diversas áreas, com destaque para a Promotoria de Defesa do Consumidor em Porto Alegre. Ao longo de três décadas, acumulou funções estratégicas e de liderança. Foi Diretor do CEAF entre 2015 e 2019, presidiu o CDEMP em 2018/2019 e coordenou setores como a SOC e o Memorial do MP. Entre 2021 e 2023, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, consolidando sua experiência institucional.
Compuseram a mesa da solenidade, o PJG Alexandre Saltz, o corregedor-geral do MPRS, Fábio Roque Sbardellotto; os subprocuradores-gerais de Justiça Heriberto Roos Maciel e Josiane Superti Brasil Camejo; a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, promotora-assessora Juliana Bossardi; e o presidente da Associação do Ministério Público, Fernando Andrade Alves.
A transmissão da posse está disponível no canal do MP no Youtube. Assista como foi acessando aqui https://www.youtube.com/watch?v=-hycc3g8VsM
Fotos: Grégori Bertó/MPRS


















