O Núcleo das Competições Internacionais de Direitos Humanos (NUCINDH), da FMP, participa da V Competição Internacional de Direitos Humanos (CUYUM) 2020. O evento é promovido pela Faculdade de Direito da Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. A equipe coordenada pela professora Joseane Schuck Pinto é composta por Giovana Lima Michelon (treinadora), Lidia Caroline Ritter Pinto e Murilo Borges (oradores).
Neste ano, a CUYUM ocorrerá na modalidade oral-virtual com o tema “Direitos Humanos e Liberdade de Expressão”. São três etapas até a final em dezembro. A primeira é um curso virtual com os mais prestigiados especialistas em Direito Internacional dos Direitos Humanos. A segunda fase é a Apresentação de Memoriais na qual cada equipe irá escrever argumentos e evidências sobre o tema. Já na rodada final, duas equipes irão se enfrentar em uma audiência oral-virtual em frente aos magistrados com réplica e tréplica.
A coordenadora do grupo, professora Joseane Schuck Pinto destaca que a competição é uma boa oportunidade para os estudantes. “A presente competição objetiva a formação dos discentes no correto manejo do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a partir da análise de casos hipotéticos perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e da Corte Interamericana de Direitos Humanos”, declara a docente.
A dupla vencedora irá receber uma bolsa para realizar o mestrado ou doutorado na Faculdade de Direito da Universidad Nacional de Cyuo.