I Encontro Aberto do Intergrupo de Pesquisa formado pelos Grupos de Pesquisa Colisão de Direitos Fundamentais e o Direito como Argumentação e o Grupo de Pesquisa Desafios Contemporáneos no Direito Público: Os Horizontes de Mutação da Ordem Administrativo-Constitucional, acerca da temática da humildade jurisdicional e argumentação virtuosa. Que ocorrerá no dia 20 de outubro, de forma online, reunindo exclusivamente integrantes do grupo de pesquisa para um debate especializado e orientado à produção coletiva. O evento propõe, como fio condutor, a hipótese de que a virtude da humildade, em especial em sua dimensão institucional, é condição normativa para decisões juridicamente justificadas em contextos de precedentes. Os debates irão abordar a tensão entre previsibilidade normativa e justiça material, a distinção entre humildade epistêmica e institucional como limite à supremacia decisória e nas interfaces entre o direito administrativo e constitucional, entre outros temas relacionados.
Participarão como palestrantes Katharina Stevens, Anizio Pires Gavião Filho e Lucas Moreschi Paulo. Katharina Stevens é professora associada de Filosofia na Universidade de Lethbridge, com especialização em teoria da argumentação e precedentes, e doutorado em Filosofia pela Universidade McMaster. Anizio Pires Gavião Filho é professor de Teoria da Argumentação Jurídica e Hermenêutica Jurídica na FMP, coordenador do Mestrado em Direito da FMP, procurador de Justiça do MP-RS e doutor em Direito pela UFRGS. Lucas Moreschi Paulo é advogado, professor na FMP, mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público e doutorando em Direito pela Univ. de Santa Cruz do Sul (2022–2025).
Este encontro é fechado ao público, destinado apenas aos membros do grupo de pesquisa ou pesquisadores convidados. A gravação será disponibilizada posteriormente no canal do Youtube da FMP.