O Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul votou, na tarde desta segunda-feira, a promoção do presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Dr. Luciano de Faria Brasil, ao cargo de Procurador de Justiça. A ascensão marca mais um capítulo na trajetória de excelência e dedicação do jurista à Instituição e à defesa da sociedade.
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luciano Brasil é Mestre e Doutor em Filosofia (PUCRS). A sua carreira no Ministério Público começou de forma brilhante: aprovado em 1.º lugar no XXXVIII Concurso para Ingresso na Carreira do MP-RS, tomou posse como Promotor de Justiça em fevereiro de 1995, atuando hoje na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.
Ao longo de três décadas, acumulou funções estratégicas e de liderança: foi Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPRS) entre 2015 e 2019, presidiu o Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) em 2018/2019, e coordenou a SOC e o Memorial do MPRS. Entre 2021 e 2023, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
A promoção a Procurador de Justiça é um reconhecimento à competência do Dr. Luciano, ao compromisso institucional e à contribuição para o fortalecimento do Ministério Público e da educação jurídica.


