FMP Cast 66 | MP atua na prevenção de ataques em escolas — e já evitou centenas - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do seu Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (Nupve), coordena o Projeto Sinais, uma iniciativa pioneira que identifica e acompanha jovens em risco de cometer atos de violência extrema. Em 2024, o projeto monitorou 158 casos, sendo 41 classificados como graves, e contou com ações efetivas como quatro prisões, 24 mandados de busca e apreensão, seis internações sócio-educativas e sete internações psiquiátricas, que impediram tragédias nas escolas.

A abordagem se destaca por treinar redes de proteção nas comunidades — incluindo escolas, conselhos tutelares, saúde, assistência social, e segurança pública — para identificar comportamentos de risco como isolamento familiar, obsessão por violência ou ideologias extremistas, bullying e baixa autoestima. O sucesso da metodologia atraiu apoio político, como uma emenda parlamentar da deputada Maria do Rosário (PT-RS), voltada à aquisição de recursos e qualificação do projeto.

 

Confira mais sobre o assunto no nosso novo episódio do FMP Cast.

Conteúdos relacionados

link whatsapp