A FMP e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) renovaram hoje (25/8) a parceria estabelecida em 2017, que tem como objetivo fortalecer a formação acadêmica e prática dos estudantes de Direito e ampliar o impacto social das iniciativas conjuntas. O termo aditivo reafirma o compromisso de ambas as instituições com o Projeto Interinstitucional “Conhecendo o acolhimento institucional”, voltado ao desenvolvimento acadêmico e à promoção de cidadania. A assinatura contou com a presença do presidente da FMP Dr. Luciano de Faria Brasil, do procurador-geral de Justiça do RS Dr. Alexandre Saltz, e da promotora de Justiça da Infância e da Juventude Dra. Cinara Vianna Dutra Braga.
Desde o início do projeto, em julho de 2017, os resultados alcançados destacam sua relevância: 15 turmas formadas, com a participação de 117 estudantes, 12 acolhidos realizando estágio na FMP, dos quais 2 foram efetivados, além de 1 egresso contemplado com bolsa de estudos. Atualmente, um jovem acolhido atua como aprendiz na FMP, enquanto outros seguem em processos seletivos. O reconhecimento também é nacional: em 2022, o projeto conquistou o 1º lugar no Prêmio CNMP, na categoria Transversalidade dos Direitos Fundamentais.
Entre as ações previstas para a continuidade do convênio estão palestras temáticas, visitas a abrigos e casas-lares e atividades de prática processual supervisionadas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da FMP. O convênio também contempla a participação dos alunos em projetos de impacto social, como o App Adote um Amanhã e a tradicional Festa de Natal do Ministério Público. Para a coordenadora Dra. Cinara Vianna Dutra Braga, as ações são fundamentais para o desenvolvimento dos acadêmicos. “ Para nós é uma alegria imensa, sabemos que eles saem com uma visão de mundo diferente.”, destaca a promotora.
Além disso, seguem mantidas as oportunidades de estágios voluntários e remunerados, bem como a oferta de bolsas integrais de graduação para jovens em situação de acolhimento institucional.