FMP e Secretaria de Justiça firmam cooperação para observatório sobre migrações | FMP – Fundação Escola Superior do Ministério Público

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) firmou termo de cooperação com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH)  para o desenvolvimento do projeto Observatório das Migrações Transnacionais (OBMITrs). A iniciativa tem como foco a pesquisa, o ensino, a extensão e a ação comunitária voltados à pauta migratória no Estado, com ênfase na coleta e análise de dados sobre deslocados internos e ambientais — especialmente aqueles afetados pelas enchentes de 2024 —, além do estudo do perfil de crianças migrantes no Rio Grande do Sul.

Criado em 2025, o projeto é desenvolvido pela FMP em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), e é coordenado pela professora Dra. Joseane Mariéle Schuck, coordenadora do curso de Direito. O convênio, assinado pelo secretário Fabrício Peruchin e pelo presidente da FMP, Luciano de Faria Brasil, reforça o compromisso das instituições com a promoção dos direitos humanos e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção e à inclusão de populações migrantes.

 

Conteúdos relacionados

link whatsapp