Núcleo de competições da FMP participa da VI CUYUM, promovida por faculdade argentina - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O grupo de competições internacionais se prepara para a VI CUYUM.

O Núcleo das Competições Internacionais de Direitos Humanos (NUCINDH), da FMP, participa da VI Competencia Internacional de Derechos Humanos (CUYUM) 2021.

O evento é promovido pela Faculdade de Direito da Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. A equipe coordenada pela professora Joseane Schuck Pinto é composta por Murilo Borges (treinador), Gabriela Lacerda Zechin e Fernanda Schenkel (oradoras), Mariah Ana de Almeida Muller e Nicolas Machado (observadores). Neste ano, a CUYUM ocorrerá na modalidade oral-virtual com o tema “Direito Internacional Processual dos Direitos Humanos”. O caso hipotético foi escrito pelo Dr. Andrés González Serrano.

Em decorrência da modalidade, a competição se desenvolve em três principais etapas: a primeira fase é a realização e aprovação em um curso, ministrado com os mais prestigiados especialistas em Direito Internacional dos Direitos Humanos; a segunda fase é a Apresentação de Memoriais na qual cada equipe irá escrever argumentos jurídicos e evidências sobre o tema; e, por último, a terceira fase é a realização da rodada oral final, em que as duas melhores equipes irão se enfrentar em uma audiência oral-virtual em frente aos magistrados com réplica e tréplica, resultado que será divulgado na próxima quinta-feira (18/11).

As oradoras Gabriela Lacerda Zechin, Fernanda Schenkel e o treinador Murilo Borges.

Nesta edição, são inúmeras as universidades participantes, dentre elas: Fundação Escola Superior do Ministério Público RS (Brasil), UNIVATES (Brasil), Universidade Federal de Uberlância (Brasil), Universidad Rafael Ladívar (Guatemala), Universidad de Congreso (Mendoza), Universidad Maza (Mendoza), Universidad Católica de Córdoba (Córdoba), Universidad Nacional de Córdoba (Córdoba), Universidad Católica Boliviana (Bolívia), Universidad Simón Bolivar (Venezuela), Universidad Autónoma de Baja California (México), Universidad de Sevilla (Espanha), Universidad Nacional del Centro (Buenos Aires), Universidad de Manizales (Colômbia).

> Leia mais conteúdos sobre Direitos Humanos

O treinador da equipe, Murilo Borges, destaca que a competição é uma oportunidade excepcional para todos os estudantes. “Após participar de diversas moot courts como orador e observador, tenho certeza de que as competições são ótimas oportunidades de realizar intercâmbios com diferentes culturas e aprofundar os estudos sobre Direito Internacional e Direitos Humanos, bem como aperfeiçoar a pesquisa e oratória, na sustentação de argumentos jurídicos internacionais”, declara o acadêmico.

Nicolas Machado e Mariah Ana de Almeida Muller.

A coordenadora do grupo, professora Joseane Schuck Pinto, complementa que “a participação nesta competição agrega aos acadêmicos um sólido conhecimento no manejo das competências internacionais em matéria do Sistema Interamericano de proteção dos Direitos Humanos. Além de propiciar uma intensa vivência de trocas e experiências, durante toda a preparação da equipe, o que refletirá na vida profissional e na formação humana dos participantes”.

Por fim, o anúncio das equipes finalistas ocorrerá no dia 18 de novembro de 2021, e a audiência final, em que os finalistas apresentarão os seus argumentos orais, em 19 de novembro de 2021, às 14h. Sendo que, a dupla vencedora irá receber uma bolsa para realizar o mestrado ou doutorado na Faculdade de Direito da Universidad Nacional de Cuyo.

Conteúdos relacionados

link whatsapp