Para o desenvolvimento da carreira no Direito, além do fundamento técnico, o profissional precisa dominar uma série de outras áreas do conhecimento, como fatores socioculturais, econômicos, políticos, entre outros, a fim de ter uma base completa para aplicar, por exemplo, as melhores estratégias diante de um caso complexo.
Por isso, a interdisciplinaridade no Direito é tão importante para a rotina dos profissionais. Afinal, as transformações na sociedade são constantes, o que, por consequência, implica em sucessivas mudanças no entendimento jurídico, exigindo, portanto, qualificação e atualização nas mais diferentes esferas do conhecimento.
Neste post, nós, da FMP, vamos apresentar para você, com mais detalhes, o que é a interdisciplinaridade no Direito e o que você pode fazer para se capacitar profissionalmente. Acompanhe!
O que é a interdisciplinaridade no Direito?
Mas, afinal, o que é a interdisciplinaridade no Direito? É a procura por relacionar às ciências jurídicas mais de uma área do conhecimento. Desse modo, tanto um olhar de outros campos quanto de ramos distintos dentro do próprio Direito são fundamentais para o crescimento profissional, na medida em que se terá uma análise mais completa diante dos desafios da rotina de trabalho.
Por isso, estar atento às mudanças no cenário econômico, político e sociocultural é essencial para dar uma visão global às questões que envolvem o Direito. Além disso, dar profundidade aos conhecimentos obtidos na graduação também é fundamental, realizando, por exemplo, uma especialização em uma área específica, como Direito Penal, Direito Civil, Direito Digital, entre outros.
Por que conectar os estudos em áreas diferentes?

Conectar estudos de diferentes campos é muito importante porque o Direito é formado por vários aspectos e também é influenciado diretamente por diversas áreas do conhecimento. Não à toa, a matriz curricular da Graduação em Direito na FMP possui disciplinas como Globalização e Economia, Sociedade e Crime, História do Direito, entre outras.
O Direito, portanto, está associado diretamente ao contexto social e, embora seja um campo de estudo que dê ênfase a um conjunto de normas, ele tem um caráter que se molda à sociedade conforme as transformações acontecem, o que reflete na necessidade de um conhecimento interdisciplinar para oferecer um trabalho mais assertivo nas resoluções das demandas dos clientes.
Mantenha um bom networking

Ter uma boa agenda de contatos, claro, é muito importante para qualquer profissão. No entanto, quando o assunto é interdisciplinaridade no Direito, o conceito de networking também ajuda imensamente. Isso porque ter contato com profissionais de outras áreas, sobretudo de outros ramos do Direito, ajuda a ampliar a visão de um caso específico, o que pode auxiliar na resolução ideal para o cliente.
Faça um curso de especialização
Um curso de especialização vai contribuir para a constante capacitação no Direito, além de ampliar o conhecimento específico em determinada área. Existem muitas opções de pós-graduação, por isso, você deve escolher as alternativas com as quais você tem mais afinidade e habilidade.
Na FMP, por exemplo, os alunos têm muitas opções de cursos de especialização, nas mais variadas áreas do campo jurídico, como: Direito Ambiental e Urbanístico, Advocacia Corporativa, Direito da Criança e do Adolescente, entre outros. Confira a lista completa de Cursos de Especialização da FMP clicando aqui.

Quanto maior o repertório de aprendizado, maior a competência do profissional ao representar um cliente. Por isso, a interdisciplinaridade é tão importante, pois auxilia o(a) advogado(a) a ampliar a visão da sociedade e das transformações que ocorrem constantemente no Direito.
Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito!