A coordenadora do Curso de Graduação da FMP Dr. Joseane Schuck promoveu nesta segunda-feira, na FMP, a reunião de abertura do Observatório das Migrações Transnacionais – OBMITrs. A docente apresentou o projeto, o objeto de análise, a metodologia e organização geral.
O OBMITrs um projeto de Desenvolvimento e Inovação da FM em parceria e cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), voltado para atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa.
O projeto objetiva conhecer, compreender e analisar a categoria dos deslocados internos ou deslocados ambientais, especialmente aqueles afetados pelos deslocamentos resultantes das enchentes de 2023 e 2024 no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, busca compreender e analisar o perfil das crianças migrantes residentes no estado.
Como funciona?
Para atingir esses objetivos, o projeto utilizará o levantamento e a posterior análise de dados, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas. Embora o recorte inicial da pesquisa se concentre nos dados coletados no município de Porto Alegre e sua região metropolitana, no decorrer do estudo poderá haver a inclusão de outros municípios passíveis de coleta e apuração de dados.
A equipe do Observatório do Projeto pesquisará fontes primárias e secundárias, produzindo relatórios, artigos e estudos aprofundados. Além disso, promoverá eventos, palestras e debates para disseminar conhecimento e estimular a troca de ideias entre especialistas e interessados no tema.