Professor Rodrigo da Silva Brandalise é o novo diretor da Faculdade de Direito da FMP | FMP – Fundação Escola Superior do Ministério Público

A Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) terá novo diretor a partir de janeiro de 2026. O Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) Rodrigo da Silva Brandalise assumirá a função, sucedendo o professor Dr. Mauro Souza na direção da unidade acadêmica. Brandalise tem ampla experiência em sala de aula atuando na FMP como professor de Direito Processual Penal e de Direito Penal na graduação, na pós-graduação e em cursos preparatórios, além de ser palestrante na área de processo penal.

Com sólida formação acadêmica, Rodrigo Brandalise é Doutor (2024) e Mestre (2015) em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1997.

“É uma honra ser designado para esta importante função, já ocupada por grandes nomes da história da nossa Faculdade de Direito. O nível de excelência que é resultado desta história é o principal norte de atuação da Direção da FMP. Nosso objetivo será manter e qualificar este protagonismo”, declara o novo diretor Rodrigo Brandalise.

Sua trajetória acadêmica inclui experiências internacionais de destaque. Em 2013, foi pesquisador convidado do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht, em Freiburg im Breisgau, na Alemanha. Em 2022, atuou como Visiting Researcher na UCLA School of Law, nos Estados Unidos, ampliando sua atuação em centros de referência no estudo do Direito Penal e Processual Penal.

O presidente da FMP, Dr. Luciano de Faria Brasil, enaltece a trajetória do sucessor. “O Dr. Brandalise foi escolhido pela sua excelência no percurso acadêmico, reconhecida pelos colegas de profissão e pelo corpo discente. Ele também demonstrou alta capacidade nas funções exercidas no MPRS, inclusive nos cargos de assessoramento e gestão na Administração Superior. É o nome ideal para dar o impulso de renovação caraterístico da FMP”, comenta Brasil que reconhece a profunda dedicação empenhada ao longo dos anos pelo agora ex-diretor Mauro Souza. “A FMP agradece imensamente o trabalho desenvolvido pelo Dr. Mauro Souza na direção da Faculdade de Direito nos últimos anos obtendo os melhores indicadores de excelência. O Dr. Mauro terá novos desafios no MP que justificam seu pedido para deixar a direção. Registro aqui o agradecimento pelos anos dedicação e parceria enquanto professor, ex-presidente e diretor”, conclui o presidente da FMP.

No âmbito institucional, Brandalise ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1998, como Promotor de Justiça. Entre 2021 e 2023, foi Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública da Procuradoria-Geral de Justiça do RS. Atualmente, exerce a função de Promotor-Corregedor. Também integrou comissões da CONAMP e da PGJ/RS dedicadas ao estudo da legislação penal e processual penal, com ênfase no Projeto de Código de Processo Penal.

A escolha de Rodrigo da Silva Brandalise para a direção da Faculdade de Direito da FMP reforça a proposta da instituição de aliar excelência acadêmica, experiência prática e inserção internacional, dando continuidade ao trabalho desenvolvido e projetando novos avanços para a formação jurídica a partir de 2026.

Conteúdos relacionados

link whatsapp