Humanista e Inspiradora: a FMP recebe a Cátedra Sérgio Vieira de Mello
É com grande orgulho que a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) anuncia sua integração ao rol de instituições que compõem a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Receber a Cátedra é uma honraria que reafirma o compromisso da FMP com a defesa dos direitos humanos, a promoção da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A partir dessa parceria, a FMP fortalecerá ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à proteção e inclusão de pessoas refugiadas, apátridas e solicitantes de refúgio, contribuindo para uma educação verdadeiramente transformadora. Inspirada no legado humanitário de Sérgio Vieira de Mello, a FMP reforça sua missão de formar profissionais conscientes, éticos e comprometidos com o bem comum.
✅ Vale 2h complementares (Extensão).
Após 10 anos trabalhando na Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, em Brasilia, Pollyana de Lima começa sua jornada profissional no sistema das Nações Unidas em 2017. Desde então atuou em agências humanitárias da ONU como OCHA, OIM e ACNUR. Com essas agencias trabalhou em países como Panamá, Costa Rica, Brasil e Colômbia. Desde o início de maio deste ano coordena o escritório do ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, em Porto Alegre. Pollyana é formada em Relações Internacionais e possui mestrado em Ação Humanitária Internacional pela Universidade de Deusto, Espanha.
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (bolsista CAPES / PROSUC). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Graduada em Direito pela UNISINOS e Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional do Paraná. Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela UNISINOS. Advogada. Coordenadora e professora do Curso de Graduação em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Atuação nas áreas de Direito Internacional Público. Coordenadora, na mesma instituição do Projeto de Extensão: Migração, Identidade e Cidadania. Foi professora do Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios – IBGEN/FTEC, na sede Porto Alegre, nos Cursos de Direito e Administração. Foi professora visitante da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Curso de Extensão em Direito Internacional dos Refugiados e Migrações (8ª edição). Pesquisadora das migrações transnacionais. Autora de capítulos de livros, com destaque a obra intitulada “Os deslocamentos forçados de haitianos e suas implicações: desafio global na sociedade de risco”, pela Editora Lumen Juris. Membro do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Pessoas do Estado do Rio Grande do Sul (COMIRAT/RS).